domingo, 7 de novembro de 2010

III post: Preparar terreno

Após uma análise aprofundada do "estado de nação" da BE que vai ser avaliada é necessário começar a preparar terreno: Analisar, Apresentar, Escolher, Recolher... Avaliar, Melhorar. Tal como se de uma colheita se tratasse, é fundamental lavrar, semear e adubar para que, mais tarde, se possa colher. Assim devo encarar todo o processo do modelo de auto-avaliação das bibliotecas escolares. É o que pretendemos: Colher frutos no processo de construção de conhecimento dos alunos.
Mas numa primeira análise à tarefa, terei de comentar a minha escolha para a tarefa 2. Ter preferido o workshop formativo como trabalho para a sessão online poderá ou não ter sido uma má escolha. Inicialmente, escolhi este fórum sem hesitar. Contudo, a mesma foi tornando-se uma escolha amarga, uma vez que a realização da tarefa deixou-me sempre com a mesma dúvida: "Será que é isto que se pretende de um workshop?".
No entanto, para a realização da tarefa 2, foi necessário que tivesse sempre presente que ao aplicar o MAABE pretendemos mobilizar toda a escola neste processo. Queremos que o modelo seja participado e compreendido por todos, na perspectiva de melhoria da qualidade do serviço prestado pela BE, mas também numa estratégia de afirmação da mesma na comunidade.
 Em segundo lugar, a planificação deste workshop permitiu que tenha estruturado uma campanha para desenvolver na escola onde irá ser aplicado o modelo, de forma a convencer, seduzir e apelar aos intervenientes de todo este processo. O MAABE permitirá um conhecimento aprofundado do trabalho que é desenvolvido pela BE, pondo em evidência os seus pontos fortes e pontos fracos, e num trabalho de reflexão/acção (procura de melhorias).
Por último, espero que a aplicação do modelo  seja uma chamada de atenção para todos os professores: qual o seu papel no trabalho colaborativo com a BE e que consequência terá na avaliação de um centro de construção de conhecimento? A comunidade terá de entender que o nível de desempenho da BE não reflectirá o desempenho do professor bibliotecário como principal responsável pela BE, mas sim a responsabilidade que cada professor tem na escola, nos alunos e na construção de conhecimento e literacias dos mesmos.

Até logo...

Tarefa 2, fórum 1: Wokrshop formativo de apresentação do MAABE
Planificação Wokshop

Workshop Formativo

Sem comentários:

Enviar um comentário