quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

VII post: Plano de operacionalização - conclusão

O perfil de desempenho obtido pela biblioteca escolar num determinado domínio  e nos restantes que, não sendo alvo de auto-avaliação aprofundada, não  deixam de ser  avaliados, aquando da aplicação do MAABE deve ser comunicado à escola,  tanto ao nível dos órgãos de gestão (Director) como nos pedagógicos (conselho pedagógico). Assim, ao sintetizar os vários aspectos que sofreram uma reflexão profunda pela equipa da biblioteca,   devem  ser integrados nos restantes processos de avaliação da escola (auto -avaliação) de forma a garantir a sua validação e contribuir para  a avaliação externa da escola.  
Contudo, ao analisar alguns relatórios da IGE, no que refere às bibliotecas escolares, a meu ver, as escolas continuam a não valorizar a importância do trabalho realizada nas e pelas bibliotecas escolares face aos resultados escolares dos alunos e ao seu papel como centro de construção de conhecimento, de serviço pedagógico no sucesso dos alunos, nas suas aprendizagens e na mobilização e desenvolvimento de competências dos alunos. Considero que a escola ainda não entendeu a biblioteca escolar como um meio de desenvolvimento de literacias (informação, tecnológicas, digitais…) importantes para o sucesso.
Assim, com este trabalho desta semana, fiquei consciente da informação que peca por não estar nos relatórios da avaliação da IGE, no que diz respeito à biblioteca escolar. Fiquei consciencializado para o desafio que é, não só a aplicação do MAABE, mas o de incluir os resultados deste nos documentos orientadores e reguladores do agrupamento, nomeadamente no próximo relatório da IGE.  

Até logo...

Tarefa 6 , fórum 1: Metodologias de operacionalização - conclusão
Ige Versus Maabe

Tarefa 6 , fórum 2: Comentário crítico

reflexão critica IGE