sábado, 30 de outubro de 2010

II post: Um olhar às BE dos nossos dias

Como preparar, como pensar, como resolver, como construir a matriz desta primeira tarefa, foram algumas das minhas primeiras questões. Certamente seria mais fácil se fosse um hábito da minha parte ter um grande pequeno diário de bordo, para acompanhar a tarefa diária que desempenho como professor bibliotecário .
Devo dizer que com esta primeira tarefa, o preenchimento de uma matriz relativamente às BEs no contexto de mudança, fiz uma introspecção a uma das BE pela qual sou responsável, ou melhor, uma das 3 que acompanho com mais pormenor. Não vou dizer que nunca fiz uma análise reflexiva do "estado da nação" em que se encontram as bibliotecas escolares, mas terei que admitir que foi, não uma, mas "a" análise reflexiva mais completa que realizei desde que sou professor biblitecário.
Quero com isto dizer apenas que, caso não tenha respondido ao pedido na tarefa 1, a minha intenção de resolução desta actividade vai no sentido de um melhor conhecimento, reflexão, planeamento, e por conseguinte, um melhor caminho para poder alcançar os objectivos a que nos propomos como promotores de construção de conhecimento. Não nos podemos esquecer que as Bibliotecas Escolares surgem como espaços que, para além de conterem recursos documentais organizados, constituiem-se como estruturas transversais à escola, particularmente pela dinâmica na motivação para a leitura e promoção das literacias. Mas para reforçarmos a transversalidade da BE, é importante saber exactamente quais as nossas armas e que caminhos teremos de seguir para alcançar os objectivos referidos. 
Para terminar e, não querendo falar pelos outros agentes intervenientes nos processos de ensino (e de aprendizagem), considero que temos a tendêcia para pouco reflectir sobre, para e na acção. Devemos também através de uma planificação, de uma reflexão e, claro, de uma avaliação, sensibilizarmo-nos e sensibilizar a comunidade educativa para a mudança de paradigma da BE como espaço de acesso à informação para espaço de construção de conhecimento.

Até logo...

Tarefa 1, fórum 1: A biblioteca escolar: desafios e oportunidades no contexto da mudança
A BE desafios e oportunidades no contexto da mudança

Sem comentários:

Enviar um comentário