terça-feira, 16 de novembro de 2010

IV post: MAABE no pedagógico

No que respeita a esta tarefa não tive qualquer dúvida quanto ao fórum a escolher. Apesar de ser o segundo ano em que se implementa o modelo de auto-avaliação no agrupamento, é a primeira vez que é obrigatório nas EB1/JI. Assim, tendo em atenção que no conselho pedagógico irá que constar novamente na ordem de trabalhos a avaliação da biblioteca escolar, nada melhor que aproveitar a tarefa desta semana para adiantar trabalho. Contudo, no caso da apreciação de um colega quanto ao ppt apresentado por mim no fórum 1, tal como a minha apreciação ao trabalho de um outro colega, está à partida comprometida uma vez que uma apresentação escrita como este powerpoint é acompanhada por uma comunicação oral, contextualizando o powerpoint. No entanto, considero que a tarefa desta semana foi bastante produtiva. E devo acrescentar também que, tive em consideração as orientações de um outro colega na melhoria do trabalho por mim desenvolvido esta semana.
Mas esta análise faz-nos reflectir em diversos aspectos.  Este modelo de Auto-avaliação, trata-se de uma mais valia, pois permite que a biblioteca escolar no agrupamento ganhe destaque, valorizando-a e revelando as aprendizagens e o sucesso dos alunos nos resultados escolares e na promoção das literacias. Contudo, apercebemo-nos de uma sensação de pequenez (e algum receio) ao analisar a complexidade do MAABE e a respectiva aplicação no quotidiano das escolas/agrupamentos. Desde as expectativas no professor bibliotecário como peça indispensável num centro de construção de conhecimento ao tempo e recursos que o MAABE exige, desde a sua preparação, recolha de evidências e posterior análise, resta-nos esperar que o profissionalismo e ética do professor bibliotecário na sua aplicação, não descure o profissionalismo e ética nas restantes funções do professor bibliotecário.
Este parágrafo revela o meu receio quanto à aplicação do MAABE, pois trata-se de uma aplicação bastante exigente. No entanto, nem tudo é negativismo. É necessário que exista algum optimismo na implementação e na relação com todo o processo. O meu revela-se no trabalho de equipa que se faz sentir no agrupamento quanto aos três professores bilbiotecários, que certamente irão aplicar o modelo de auto-avaliação das bibliotecas escolares, bem ou mal, mas dando o seu melhor.
Tarefa 3, fórum 1: Apresentação do MAABE no conselho pedagógico

MAABE no CP

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